Disciplina de Extensão atende os idosos da Unati - UNIDEP
Notícias Extensão
às 11:57:00

Disciplina de Extensão atende os idosos da Unati

A disciplina “Projeto de Extensão II - Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati)” desenvolve atividades de qualidade de vida e bem-estar voltadas ao desenvolvimento e protagonismo da terceira idade

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) segue com a curricularização da extensão acadêmica. Entre as disciplinas ofertadas como Projeto de Extensão II está a “Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati)”, ministrada pela professora Ma. Alcione Cappelin, que desenvolve ações direcionadas aos idosos atendidos pela Unati, programa promovido pelo UNIDEP e Prefeitura de Pato Branco há 21 anos. 

Entre as atividades desenvolvidas pela disciplina neste semestre, destaque para o teatro “Quando a velhice chegar”, de autoria de Cyrlene Rita, com apresentação ocorrida no dia 11 de maio. Na ocasião, a peça foi interpretada pelos idosos que, enquanto atores, conduziram a experiência de maneira alegre e divertida. “A disciplina desenvolve ações extensionistas multidisciplinares, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, por meio de atividades educativas, esportivas, recreativas e culturais”, conta a professora Alcione. 

Ao todo, 45 acadêmicos integram a disciplina – estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia –, promovendo ações culturais e inclusivas. “Os estudantes elaboram, executam e relatam, em grupo, projetos de extensão a serem realizados com os idosos da Unati. Os temas abordam o desenvolvimento contínuo do cidadão idoso, a construção de afetos e memórias, bem como a saúde e o bem-estar na terceira idade”, destaca. 

Além disso, as atividades relacionam-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030, contemplando, ainda, temas ligados à qualidade de vida, utilização de novas tecnologias de comunicação e autoestima da pessoa idosa.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP 
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP 
Contato: [email protected]
 
 
 


Fonte: Comunicação