Tênis Para a Vida é atendido por disciplina de Extensão - UNIDEP
Notícias Extensão
às 20:47:00

Tênis Para a Vida é atendido por disciplina de Extensão

A disciplina “Projeto de Extensão II - Tênis Para a Vida” desenvolve atividades destinadas às crianças e adolescentes que participam do projeto desenvolvido pela Associação de Tênis de Pato Branco (Pato Tênis)

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) segue com a curricularização da extensão acadêmica. Entre as disciplinas ofertadas como Projeto de Extensão II está a “Tênis Para a Vida”, ministrada pelo professor Me. Osni Zioli, que desenvolve ações direcionadas às crianças e adolescentes atendidos pelo projeto social desenvolvido pela Associação de Tênis de Pato Branco (Pato Tênis), com apoio do UNIDEP e Secretaria Municipal de Assistência Social. 

No último sábado, dia 28, a disciplina promoveu um circuito com diversas atividades desenvolvidas pelos nove grupos que compõem o projeto. São 45 acadêmicos, estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Educação Física, Estética e Cosmética, Odontologia e Publicidade e Propaganda. “Além do incentivo à prática de esportes, o momento oportunizou apoio, formação e o fornecimento de informação sobre cuidados com a saúde, higiene, inclusão social e capacitação para o mundo do trabalho”, avalia o professor Osni. 

O professor aponta que a experiência oportuniza, aos acadêmicos vinculados à disciplina, uma formação profissional cidadã, crítica e responsável. “Isso ocorre por meio da produção e aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. Esse processo, associado à extensão universitária, desenvolve importante competências e habilidades em nossos estudantes, que atuam e desenvolvem seus projetos de forma multidisciplinar”, cita. 

Dessa forma, os acadêmicos aplicam o conhecimento teórico em situações práticas da vida real. “Isso os ajuda a desenvolver uma análise crítica dos problemas de saúde ou sociais da comunidade. Já para as crianças e adolescentes atendidos, essas experiências podem ter um impacto profundo em suas vidas, pois eles têm a oportunidade de aprender sobre seus direitos, exercitar a cidadania, sendo incentivados a se reconhecerem como sujeitos de suas próprias histórias, com direito a viver com dignidade, respeito e liberdade”, ressalta o professor Osni.

As atividades desenvolvidas, na oportunidade, versaram pelos seguintes temas e abordagens: inclusão digital e tecnológica; aprendendo com as diferenças, com jogos, brincadeiras e dinâmicas inclusivas e cooperativas; bem-estar feminino, a partir de cuidados de higiene, hidratação de pele, cabelo e maquiagem; brincar e apreender, utilizando dinâmicas de respeito às regras e aos colegas; empregando conhecimento, com a realização de um “cine pipoca” voltado ao reconhecimento e valorização das diferenças; projetando o futuro, por meio de dinâmicas de valorização e respeito das diferenças; rumo à oportunidade de trabalho, destinada à construção de currículos e entrevista de emprego. Houve, ainda, a Gincana Pato da Vida e a palestra intitulada Tênis Go, sobre saúde e cuidados com higiene bucal. 

Além disso, as atividades realizadas no circuito relacionam-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030, contemplando, especificamente os ODSs 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 - Assegurar Padrões de Produção e Consumo Sustentáveis, 14 - Vida na Água e 15 - Vida Terrestre.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP 
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP 
Contato: [email protected]
 
 
 


Fonte: Comunicação