EstuDays uniu economia criativa e cultura - UNIDEP
Notícias Reitoria
às 10:28:00

EstuDays uniu economia criativa e cultura

Neste ano, a programação do UNIDEP alusiva ao Dia do Estudante contou mais de 60 atrações, que reuniram economia criativa, games, livros, filmes e cultura pop

Nos dias 09 e 10 de agosto, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu o EstuDays 2023, programação alusiva ao Dia do Estudante e que chegou à terceira edição. Com o tema “Cultura, mundo geek, economia criativa e carreira”, o evento contou com mais de 60 atrações, com destaque para a Feirinha Varal, com 25 expositores, e mais de 20 empresas envolvidas na Feira de Carreiras.
 
A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enaltece o propósito da programação. “O EstuDays é um presente à nossa comunidade acadêmica, conectando nossos estudantes com empresas parceiras, arte e economia criativa, afinal, nosso aluno precisa ter contato com realidades diferentes para alicerçar sua identidade e atuação no mundo do trabalho. Esse é um movimento que se fortalece a cada edição, desta vez com mais de 60 atrações, o que demonstra que o evento veio para ficar, pois congrega alunos, professores e colaboradores”, salientou. 
 
Quem passou pelo Bloco A certamente se encantou com o talento e diversidade dos expositores da Feirinha Varal, que apresentaram arte no vinil, velas, cristais, pintura, crochê, porcelana, moda pet, entre outros. Para a arquiteta e produtora cultural Tamara Alff, uma das idealizadoras da Feirinha Varal, inserir o evento na dinâmica do UNIDEP fortalece a iniciativa criada em 2018 e que tem como propósito incentivar a economia criativa de Pato Branco e região.  
 
“No EstuDays tivemos expositores não somente de Pato Branco, mas também da região, que trouxeram toda a sua arte criativa. São expositores que atuam com manufaturas, ou seja, que fazem sua própria arte e produtos. A parceria com o UNIDEP fortaleceu os artistas e a comunidade. Os estudantes e colaboradores da Instituição conheceram e adquiriram os produtos, vivenciando possibilidades de empreendedorismo, por meio da arte e da criatividade”, avaliou. 
 
Entre os expositores esteve Jurema Edy Pereira, artesã pato-branquense e membro da Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP). Há mais de 35 anos ela trabalha com bordado, pintura e também oferta cursos para diferentes faixas etárias. No UNIDEP, ela encontrou um espaço de valorização da arte local. “A iniciativa do UNIDEP acompanha o movimento que está ocorrendo em Pato Branco, pois com essas feiras mostramos os valores e referências da nossa cidade”, disse. 
 
A Genkos, projeto voltado a divulgar a cultura pop e geek, por meio de cosplayers, participou pela segunda vez da programação do EstuDays, promovendo um desfile que também envolveu acadêmicos do UNIDEP. “A partir da encenação e caracterização, vivemos e homenageamos personagens de filmes, séries, HQs, animes e mangás. Para o projeto, estar no UNIDEP é uma oportunidade para criar laços e divulgar esse movimento à comunidade”, ressaltou o CEO da Genkos, Thiago Malkut.
 
Outro destaque da programação foi a Feira de Carreiras, que envolveu mais de 20 empresas. O coordenador do Escritório Regional do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), Alisson Basso Sasso, que também é egresso do UNIDEP, enalteceu a importância da iniciativa. “Conversamos com alunos, explicando como ocorre o cadastro e recrutamento para as vagas de estágio, que são ofertadas nas mais diversas áreas. O UNIDEP demonstra um diferencial, uma vez que insere os acadêmicos no mundo do trabalho e incentiva a vivência profissional enquanto o estudante ainda está na graduação”, ponderou. 
 
Para o acadêmico do 8º período do curso de Direito, Gustavo Pegoraro, a diversidade de atrações enriqueceu esta edição do evento. “A oportunidade que a programação do EstuDays nos oferece, enquanto estudantes, nas mostras culturais, feira do livro, desfile de cosplay, demonstra a diversidade entre os estudantes, evidenciando o quanto é importante celebrarmos as diferenças, pois alguns se identificaram com a cultura geek, outros com a música, com a leitura, pintura, e isso é muito importante, pois demonstra as diversas facetas que podemos e devemos ter”, disse. 
 
Programação 
O EstuDays 2023 trouxe a Arena Gamer do Mundo Invertido, que promoveu partidas com mais 30 jogos de tabuleiro. A programação contou, também: com a Feira do Livro, realizada pela Letra Cyber Café e pelo Zoro Sebo; Feira de Produtos Artesanais e Agrícolas, com Embutidos Dias e Cappelin, FunghiBee, Natural Funghi e SOS Vida – Missão Vida Nova; Feira Gastronômica, com combos especiais preparados pelas cantinas UNIDEP. 
 
Aconteceu, ainda, Mostra Cosplay, promovida pelo Grupo Genkos; Mostra Cultural na Biblioteca, com a exposição “Arte e artesanato Brasileiro”, realizada pela Art & Art Brasil – um passeio pela arte brasileira, com mais de 40 obras de artistas do Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. O Núcleo de Experiência Discente (NED) promoveu a Oficina de Criatividade e Meditação. Já o Núcleo de Práticas Contábeis (NPC) realizou a Oficina de Planejamento Financeiro
 
Houve, também, mais uma edição da Feira Conecta Talentos, promovida pelo Núcleo de Carreiras, momento em que acadêmicos apresentaram seus produtos e serviços. A programação contou com um “plus”, pois o Programa Embaixadores 2023/2 promoveu uma rodada especial de workshops voltados a estimular o protagonismo e a liderança, nos dias 11 e 12 de agosto, ofertados de forma gratuita aos acadêmicos do UNIDEP. 
 
Realização 
O EstuDays 2023 foi promovido pelo UNIDEP, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), Núcleo de Carreiras, Núcleo de Experiência Discente (NED), Núcleo de Práticas Contábeis (NPC) e Agência Experimental de Comunicação (AÊ!), com apoio da Art & Art Brasil, Embutidos Dias e Cappelin, Feirinha Varal, FunghiBee, Genkos, Letra Cyber Café, Mundo Invertido, Natural Funghi, SOS Vida – Missão Vida Nova e Zoro Sebo. As cantinas do UNIDEP – Boutique da Farinha, Krokodilo Cantina e Maria Oliveira`s – também foram apoiadoras. 
 
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]    


Fonte: Comunicação