Ambulatório oferece 17 especialidades médicas - UNIDEP
Notícias Medicina
às 10:30:00

Ambulatório oferece 17 especialidades médicas

O Ambulatório Escola do curso de Medicina do UNIDEP realiza cerca de 1.100 atendimentos mensais, em diversas especialidades médicas, contribuindo para redução da fila de espera e levando mais qualidade de vida aos pacientes do SUS

O Ambulatório Municipal - Unidade Escola do curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) confirma-se enquanto referência na oferta de atendimento especializado e humanizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, são cerca de 300 alunos atuando no local, acompanhados por 27 professores médicos. Mensalmente, aproximadamente 1.100 pessoas são atendidas no local, que oferece 17 especialidades médicas de forma gratuita à população. 

O Ambulatório recebe acadêmicos dos 6º, 7º e 8º períodos do curso de Medicina, bem como estudantes que estão nos dois últimos anos da graduação e, portanto, vivem as rotações do Internato. Embora estejam inseridos nos cenários de prática da rede de saúde desde o primeiro período do curso, a inserção no Ambulatório intensifica a formação profissional e cidadã dos acadêmicos, conforme ressalta o coordenador do curso de Medicina, professor Me. Vilson Geraldo de Campos. 

“O Ambulatório Escola é fundamental para consolidação da aprendizagem do aluno e para formação de profissionais da saúde para nossa região. Aos pacientes, a possibilidade de ter um atendimento humanizado, com um tempo diferenciado para a consulta, permite uma qualidade de assistência maior e proporciona uma abordagem integral da pessoa. Por fim, há uma melhora no acesso à saúde, ao proporcionarmos acesso a especialidades diversas e de forma gratuita à população”, completa. 

Para o acadêmico do 7º período do curso de Medicina, Thiago Pessini Kempa, a inserção no Ambulatório representa um diferencial em sua formação. “Considero este momento como fundamental para nos sentirmos inseridos na profissão que escolhemos. É muito gratificante poder contribuir, de alguma forma, para o bem-estar das pessoas, especialmente quando recebemos feedbacks dos pacientes, relatando que gostaram do atendimento e que foram bem-acolhidos. Soma-se a isso a excelente equipe que trabalha no Ambulatório e que garante uma experiência ainda melhor, tanto para nós quanto para a população”, ressalta.

Thiago também menciona a importância de ter vivido experiências práticas desde o início da graduação. “Fico feliz por ter sido incentivado, desde os primeiros anos do curso, a prestar um atendimento humanizado e empático, pois reconheço a importância desses aspectos para que o paciente sinta-se acolhido e compreendido. Afinal, o contato direto com os pacientes nos proporciona o desenvolvimento de habilidades essenciais para nos tornarmos excelentes profissionais. Durante nossas práticas, conseguimos melhorar nossa comunicação e também nosso raciocínio clínico”, salienta. 

Atendimento 
As 17 especialidades médicas ofertadas no Ambulatório, são: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Ambulatorial (pequenas cirurgias), Endocrinologia, Cardiologia, Dermatologia, Pneumologia, Neurologia, Gastroenterologia Pediátrica, Cardiologia Pediátrica, Pneumologia Pediátrica.

Para ser atendido no Ambulatório, os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O Ambulatório situa-se na Rua Paraná, 340, Centro de Pato Branco.

Educação em Saúde 
Em 2023, os cursos da área da Saúde do UNIDEP, juntos, ofereceram mais de 53 mil atendimentos à população, envolvendo mais de 680 alunos e 60 professores, mantendo a média mensal de 5.280 atendimentos voltados ao bem-estar e qualidade de vida. Destes, cerca de 7.300 atendimentos foram realizados pelo Ambulatório Escola do curso de Medicina. 


------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]


Fonte: Comunicação