Jornada de Psicologia aborda diversidade e resistência - UNIDEP
Notícias
às 22:30:00

Jornada de Psicologia aborda diversidade e resistência

Programação estimulou o protagonismo dos estudantes, contando com apoio da Associação Atlética Acadêmica de Psicologia (AAAP Psicose)

De 16 a 18 de abril aconteceu a Jornada Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), com o tema “Uma Jornada Sobre Resistência!”, que abordou a contribuição da ciência psicológica para promoção da diversidade atrelada a diferentes identidades e modos de existência. A programação foi organizada por docentes e alunos, com apoio da Associação Atlética Acadêmica de Psicologia (AAAP Psicose)

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Ma. Teresa Raquel Conte Demarco, enaltece a relevância da abordagem. “Coloca-se cada vez mais a necessidade de olhar para a ciência psicológica, sobretudo suas práticas de modo histórico e social. Nesse sentido, torna-se relevante discutir, tanto com a categoria profissional, quanto com os acadêmicos, as diferentes articulações e implicações da intersecção de raça, gênero e classe em nossos campos de atuação e estudo ”, ressalta.

De acordo com Teresa, a Jornada contou com palestras de destaque, tais como: “Diversidade em foco: construindo novas perspectivas”, ministrada por Franciele Maria Pôncio e Isadora Primo; “Estudos de gêneros e sexualidades: considerações sobre o sujeito nas clínicas psi”, conduzida por Jacob dos Santos Biziak; e “O fenômeno da violência sexual e as interseccionalidades de raça-classe-gênero”, com Sabrina Machado.

A programação contou, ainda, com cinco oficinas, propostas e executadas por acadêmicos, com auxílio de docentes. “Foi um momento riquíssimo, de troca e construção de saberes entre os acadêmicos. Cada oficina contribuiu para o crescimento profissional dos estudantes, que pensaram, projetaram, organizaram e executaram momentos ímpares da nossa Jornada, sendo, de fato, protagonistas da aprendizagem”, avalia Teresa.

Nesta edição, a Jornada articulou conhecimentos da ciência psicológica com as discussões sobre a diversidade humana, apontando a importância das categorias de raça, gênero e classe para o fazer da psicologia, por meio de vivências sobre o fazer psicológico na atualidade. “São temas sensíveis e importantes para a atuação de qualquer profissional ou estudante, e que conseguimos proporcionar aos alunos espaços seguros de trocas de experiências e discussões, o que faz parte do nosso papel enquanto Instituição de Ensino Superior”, completa a coordenadora.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]


Fonte: Comunicação