Aula magna debate uso de precedentes no judiciário - UNIDEP
Notícias Direito
às 12:06:00

Aula magna debate uso de precedentes no judiciário

No sistema de Common Law, os precedentes estabelecidos por tribunais superiores têm autoridade significativa. Aula magna do curso de Direito, ministrada por Hermínio Haggi, fomentou o debate sobre essa prática diante do Novo Código de Processo Civil

Nesta quarta-feira, dia 21, aconteceu a aula magna do curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), com o tema “Direito Processual Civil - Estabilização Judicial e Formação de Precedentes no Novo Código de Processo Civil: o Estudo do Common Law como Ferramenta para Interpretar e Efetivar os Direitos”, ministrada por Hermínio Haggi. Na ocasião, também aconteceu o lançamento da Liga Acadêmica de Direito Processual Civil (Ladproc) do UNIDEP.

Hermínio demonstrou como o Common Law, um sistema de estabilização judicial, favorece para que as demandas levadas ao Poder Judiciário sejam julgadas de forma mais eficaz e com maior segurança jurídica. “É um modelo que confere ao ordenamento jurídico unidade, previsibilidade e clareza, além de promover igualdade e liberdade. Quando se julga casos iguais, de forma diferente, a depender que quem está envolvido no processo, o jurisdicionado é afastado do direito fundamental de ser tratado com igualdade perante a lei – e busca-se, justamente, evitar isso”, explicou.

Ele ressaltou a relevância da temática para o campo jurídico na atualidade. “Nos litígios levados ao Poder Judiciário, muito se utiliza das decisões já julgadas pelos Tribunais para mostrar com quem está a razão. Assim, decisões antigas são trazidas, cada vez mais, pelas partes, e até mesmo por juízes, como forma de convencimento ou para justificar decisões. Compreender os fundamentos dessa forma de pensar e o que ela representa para o ordenamento jurídico é fundamental para os operadores do Direito”, disse. 

Para ele, o debate também contribui na formação de novos profissionais da advocacia. “Esse tema está, cada vez mais, presente nos Tribunais e, portanto, no dia a dia daqueles que trabalham com o Direito. Entender sobre precedentes e a coisa julgada sobre questão serve como uma ferramenta aos advogados para defenderem seus clientes, bem como aos juízes para julgarem os casos da melhor forma possível”, reforçou. 

Hermínio é advogado, autor da obra “Coisa Julgada Sobre Questão - Uma Análise Econômica”. Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é bacharel em Direito também pela UFPR e pós-graduado em Processo Civil pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. 

Uma formação protagonista
A coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angelica Socca Cesar Recuero, ressalta que as aulas magnas buscam provocar a reflexão sobre temas que estão em debate no mundo jurídico. “Nesse sentido, a palestra do Dr. Hermínio trouxe uma abordagem atual sobre os precedentes e sua importância para construção de decisões qualificadas, diante do impacto que geram em outros casos. Para os alunos e professores foi um momento enriquecedor, de diálogo com especialistas sobre o tema e de motivação para o aprendizado”, destacou.

Na ocasião, o curso de Direito viveu, ainda, o lançamento da sua primeira Liga acadêmica, que atuará no campo do Direito Processual Civil, a Ladproc. A acadêmica do 7º período do curso e vice-presidente da Liga, Bruna Muller, explica que o intuito dos estudantes é fomentar a pesquisa e a extensão voltadas à área. “Também queremos promover diversas ações buscando o desenvolvimento acadêmico dos estudantes do curso de Direito do UNIDEP”, reforça. 

A gestão 2024 da Ladproc é composta por Thiago Adler (presidente); Bruna Muller (vice-presidente); Gabrielly Accorsi (tesoureira); Gustavo Pegoraro (secretário); Laisa Backof (diretora científica); e João Demetrio Ribeiro (diretor de marketing). A docente responsável pela orientação dos acadêmicos nas ações da Liga é a coordenadora do curso, professora Angelica Socca Cesar Recuero. 

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]


Fonte: Comunicação