Tese relaciona o analfabetismo à saúde de pessoas idosas - UNIDEP
Notícias Direito
às 17:17:00

Tese relaciona o analfabetismo à saúde de pessoas idosas

O professor Rodrigo Bordin concluiu o Doutorado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco

O professor do curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Rodrigo Bordin, defendeu sua tese de Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco, com o título “Analfabetismo e relação com a saúde de pessoas idosas brasileiras: um estudo de base nacional”. A sua tese integra a linha de pesquisa “Educação e Desenvolvimento”, e contou com orientação da professora Dra. Maria de Lourdes Bernartt, da UTFPR, e da professora Dra. Danielle Bordin, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).  

Rodrigo explica que sua pesquisa versa sobre o fenômeno do envelhecimento populacional, que gera significativa mudança no panorama demográfico dos países. “Isso exige políticas públicas e ações nos diferentes campos para atender as demandas decorrentes deste contexto, tendo em vista que o envelhecimento acarreta a diminuição progressiva da reserva funcional das pessoas idosas”, cita.

Para Rodrigo, sua pesquisa contribui para a compreensão sobre a influência do analfabetismo na saúde da pessoa idosa no Brasil. “Explorar as relações existentes entre o analfabetismo e a saúde da pessoa idosa, oportuniza disseminar informações fundamentais para o necessário repensar sobre as políticas públicas no contexto de envelhecimento, bem como elucidar possíveis contribuições ao desenvolvimento regional”, ressalta.

Rodrigo é docente do UNIDEP há mais de 10 anos. Licenciado em diferentes áreas do conhecimento, também atua como professor da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná. Na UTFPR, campus Pato Branco, está inserido em projetos de pesquisa e extensão voltados ao envelhecimento e à pessoa idosa.

“A realização do Doutorado contribuiu sobremaneira na minha formação e na atuação no magistério da Educação Básica, Profissional e Superior, tendo em vista a ampliação de competências no sentido da atuação interdisciplinar e na consolidação junto à pesquisa e à extensão”, completa.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]


Fonte: Comunicação