ADS une gamificação e saúde em projeto interdisciplinar - UNIDEP
Notícias Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
às 14:24:00

ADS une gamificação e saúde em projeto interdisciplinar

Curso envolveu as disciplinas ministradas ao 1º período na ideação de games para contemplar as diretrizes do Programa Saúde na Escola (PSE)

Na noite de 1º de junho, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou as bancas do projeto interdisciplinar promovido com o 1º período e que abordou a relação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) com a saúde pública, por meio de uma atividade de gamificação.  A intenção é que os jogos propostos pelos estudantes possam ser utilizados em contextos escolares, contemplando diretrizes do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação.

A atividade envolveu todas as disciplinas ministradas ao 1º período, integrando os professores Justino Fontenelle Craveiro Neto, Lígia Taniguchi, Luciana Bica e Silvana Alberton. “A ideia central da atividade interdisciplinar partiu do Programa Saúde na Escola, o qual conta com 14 temas relacionados à promoção de saúde, interligando a tenção Básica à Saúde com a Educação. Os alunos formaram equipes, escolheram os temas e adequaram os games à faixa etária escolar de cada jogo proposto”, explica a professora Silvana.  Segundo ela, os jogos idealizados pelos estudantes versaram sobe saúde mental, saúde bucal, prevenção de doenças, vacinação, meio ambiente, qualidade de vida, entre outros.

Para Silvana, a experiência contribuiu na formação dos estudantes, que além de conhecimento técnico desenvolveram importantes competências comportamentais, entre elas trabalho em equipe, organização e oralidade. “Os alunos colocaram em prática habilidades comportais importantes e necessárias no mundo do trabalho, seja para entrevistas de emprego, apresentação de projetos para empresas, entre outros. A atividade também oportunizou novos conhecimentos teóricos e práticos, evidenciando a relação da tecnologia com a promoção da saúde pública”, avalia. 

Para validação e aprimoramento das propostas, no dia 1º de junho, os grupos apresentaram seus projetos a uma banca composta por profissionais de saúde, tecnologia e games, entre eles: a professora e médica Gabrielly Socha; Maikon Nora, CEO da Mundo Invertido; Aletheia Brumato, dentista da Secretaria Municipal de Saúde; Ana Almeida Ferreira, nutricionista que atua no Programa Saúde na Escola; e Douglas Antônio Santos, jogador. A pró-reitora de Graduação, professora Carla Maria Ruedell e a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), professora Graziela Scopel, também integraram a banca.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP 
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP 
Contato: [email protected]
  
 
 


Fonte: Comunicação